Nosso Blog

A gestão financeira nas empresas em tempos de crise

A princípio, abrir uma empresa já não é uma tarefa fácil, e fazer a gestão financeira nas empresas em tempos de crise torna mais difícil ainda.

Para quem deseja ter bons resultados ao gerir um negócio, é imprescindível fornecer um produto ou prestação de serviço de qualidade. No entanto, essa é apenas uma parte de uma empresa de sucesso.

Para ter um negócio eficiente, não basta apenas vender bem, o ideal é que os processos administrativos sejam bem feitos. Em tempos de crise, uma boa gestão financeira faz muita diferença em qualquer segmento do mercado.

Nesse período, o desafio se torna cada vez maior e é preciso ter muito jogo de cintura para lidar com um fluxo de caixa mais reduzido, vendas em baixa e lucro cada vez menor. Por isso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre a importância de ter uma gestão financeira de qualidade em sua empresa.

Como a gestão financeira pode ajudar o seu empreendimento na crise?

A queda no consumo durante a quarentena fez muitas empresas acabarem fechando as portas. Muitas das que ficarão abertas, consequentemente, tiveram uma redução no faturamento.

Por isso, a gestão financeira é uma ótima ferramenta nesse momento, pois com ela o empresário é capaz de entender e ter um panorama mais amplo sobre o seu negócio. É dessa forma, que é possível enxergar quais são os problemas e o que pode ser feito para solucioná-los.

Veja a seguir algumas das soluções trazidas pela gestão financeira:

Levantamento de despesas

A primeira coisa é efetuar um levantamento de todas as despesas que a empresa possui. Nesse caso, estão inclusas contas variáveis e fixas. Com esses dados, o gestor será capaz de criar um planejamento para redução de gastos e melhoria no faturamento.

Análise e negociação

Com todos os relatórios em dia, o próximo passo é analisas quais contas são prioridades e o que pode ser cortado. Esse tipo de trabalho é essencial em tempos de crise, afinal, para aumentar o lucro é preciso reduzir as despesas.

Além disso, caso haja alguma dívida, é nesse momento que a gestão financeira irá tentar uma renegociação de prazos e pagamentos.

Planejamento

O planejamento é a chave para definir o que será feito nos próximos meses ou anos, Logo depois de reunir todos os, a assessoria financeira deve criar um plano de negócios para definir quais serão os próximos passos.

Então, lembre-se que é preciso fazer tudo com muita organização.

Novas estratégias

O gestor financeiro deixará todo o setor em dia e é aí que será possível identificar quanto à empresa tem disponível para criar novas estratégias de vendas. Nesse momento, é necessário analisar o que pode ser feito para melhorar o atendimento ao cliente e a divulgação do serviço/ou produto.

Por isso, é importante lembrar que a gestão financeira será responsável por manter em dia todos os relatórios do setor, além de cuidar das contas a receber, contas a pagar e fluxo de caixa.

Gostou deste artigo?

Para saber mais como podemos ajudar sua empresa, acesse agora mesmo o nosso site e entre em contato conosco.

Por fim, querer receber dicas diárias siga-nos no nosso Instagram acesse aqui

Veja mais artigos como esse:

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp