Nosso Blog

Saiba como montar um CRM para seu pet shop

Antes de tudo, sabemos que o principal objetivo de um negócio é gerar competitividade no mercado. Contudo, de nada adianta obtermos as melhores estratégias de desenvolvimento, se o relacionamento entre cliente e empresa não está sendo eficiente. Nesse quesito, podemos notar a importância do sistema de gestão CRM para o seu pet shop.

O CRM foca exclusivamente na experiência que o seu cliente tem ao entrar em contato com a sua marca. Quer saber mais sobre o assunto?

Então, confira o nosso post até o final e saiba como desenvolver e melhorar a relação entre o seu pet shop com seus clientes.

CRM: O que é e qual a sua importância?

Em geral, podemos dizer que o CRM (Customer Relationship Customer) nada mais é do que um software que faz o gerenciamento da relação com o cliente, avaliando questões como satisfação, e até mesmo a fidelização com base na organização e na automatização de processos. Dessa forma, é possível reduzir custos e, consequentemente, aumentar a receita do negócio.

Assim como, podemos perceber que pode ser difícil realizar um acompanhamento próximo e personalizado com cada cliente que se encontra em sua base. E esse processo só tende a ficar cada vez mais burocrático, já que com o crescimento do petshop, as responsabilidades tendem a aumentar ainda mais.

Dessa forma, ter acesso a um software como o CRM, a sua utilização pode ser feita em qualquer lugar, bastando apenas ter um dispositivo conectado à internet. De forma prática e resumida, o CRM possui as seguintes funções:

• Cadastro de clientes: realização de cadastro manual (um por um) ou através de exportação a partir de um único arquivo que já contenha todos os dados de clientes completos;


• Registro de Informações: qualquer usuário previamente autorizado poderá fazer anotações em relação a um cliente. Além disso, o próprio CRM tem a capacidade de organizar os dados e os esboça de maneira automática, seja um histórico de compras, canais de atendimento, e dentre outros relacionados.

Como montar um sistema para petshop?

Agora vamos listar o passo a passo necessário para você implementar o CRM para seu pet shop. Confira abaixo:

1. Análise e mapeamento do negócio

Nesse primeiro momento, você deve identificar as principais necessidades do seu petshop para a implementação do CRM. Assim, algumas perguntas devem ser feitas, como por exemplo:

• A concorrência realiza a gestão de relacionamento com o cliente? Como ela faz isso?
• Tem um orçamento que meu negócio terá para instalar o CRM?
• Você tem algum diferencial do seu concorrente? Qual?
• Como eu faço para encontrar rapidamente os dados do cliente?

2. Definição dos objetivos

Após respondidas todas as perguntas citadas acima, é hora de fazer a definição do planejamento, bem como os objetivos que você pretende alcançar com a utilização do CRM no seu pet shop.

Dessa forma, pode ser ainda melhor fazer com que os objetivos sejam desmembrados em metas, tais como:

• aumentar a rentabilidade do seu pet shop;
•Ter mais contatos qualificados para o e-mail marketing;
• Fidelizar os clientes muito mais eficiente do que já está;

Portanto, podemos entender que o objetivo das metas é justamente estabelecer um percentual que precisa ser alcançado em um período pré estabelecido.

Após as metas, é hora de definir os KPIs (indicadores de desempenho), já que são eles quem demonstram se os seus objetivos estão sendo cumpridos.

3. Criação da equipe ou responsáveis pelo CRM

Inicialmente, o processo estratégico da implementação do sistema no seu pet shop, é preciso criar a equipe ou os principais responsáveis que estarão por dentro desse planejamento.

Em geral, todos os colaboradores que compõem o seu negócio provavelmente estarão envolvidos no CRM, seja de forma direta ou indireta.

Por isso, é de suma importância definir as responsabilidades de cada funcionário, sobretudo aqueles que estão diretamente ligados à implementação da estratégia.

4. Escolher a ferramenta CRM ideal para o seu negócio

Existem diversas opções de ferramentas no mercado.

Por isso, é fundamental entender a profundidade do seu petshop, seus processos internos, seus principais objetivos, necessidades e orçamentos disponíveis para entender qual será a mais eficiente.

O foco é entender qual é o CRM ideal para atender o seu negócio.

Conclusão

Conforme vimos, um dos pilares para tornar um negócio altamente lucrativo é o relacionamento com clientes.

Por fim, agora que você já conhece os benefícios da ferramenta CRM para seu pet shop que tal conhecer a nossa solução?

Acesse agora mesmo o nosso site e confira o programa pet shop, um software capaz de desenvolver ainda mais o seu negócio no mercado pet.

Gostou do nosso artigo? Veja outros como esse

Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/wbagestao/

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp