fbpx

Nosso Blog

Dicas para fazer um cadastro de clientes eficiente

cadastro de cliente

Você dá a devida importância ao cadastro de cliente em sua empresa de varejo? Se a resposta é não, você certamente não está sozinho. A ausência de um cadastro de clientes completo é algo comum nas lojas, por incrível que pareça. 

E por que “por incrível que pareça”? Bem, o cadastro do seu cliente, seja em um CRM ou em um ERP de varejo, é uma ferramenta muito importante para o seu negócio. 

Mas quando essa ferramenta não está disponível ou apresenta falhas, consequentemente, você tem um grande problema em mãos. Saiba mais sobre esse assunto neste artigo da WBA! 

Por que minha empresa deve ter um cadastro de cliente eficiente?

Seu varejo pode investir muito em tecnologia, em novos produtos, no treinamento das equipes, no atendimento, enfim… Contudo, nada disso resolve se o seu negócio não tem clientes.

Afinal, são os clientes que compram e fazem sua empresa lucrar. Vamos analisar a situação: atrair consumidores é uma tarefa árdua nos dias atuais. Sobretudo porque a concorrência é grande.

Mas a partir do momento em que você já atraiu uma boa clientela, por que deixar seus consumidores irem embora sem um cadastro? O cadastro de cliente, em resumo, é um registro de que um determinado consumidor chegou até você. 

Então, já que esse cliente descobriu a existência da sua marca, tente saber mais sobre ele – por meio de um cadastro completo, claro! 

Quais informações incluir no cadastro de clientes no varejo?

Além de caprichar na produção do seu formulário de cadastro, vamos a dois pontos importantes:

  • Não se esqueça de preencher o cadastro do cliente quando ele comprar com você;
  • Em segundo plano, mantenha o cadastro sempre atualizado. 

Confira, portanto, algumas informações essenciais para ter em seu formulário de cadastro:

  • Nome do cliente;
  • Idade;
  • Data de nascimento;
  • Telefone e e-mail;
  • Usa redes sociais? Quais?
  • Endereço;
  • Como o cliente chegou até sua empresa? (por indicação, pelo site, pelas redes sociais, entre outros meios);
  • Quantas vezes já comprou em sua loja?

O que meu varejo perde ao não ter um cadastro atualizado de clientes?

Tanto faz se você tem um petshop, uma padaria, uma loja de material de contrução ou outro tipo de varejo. Em qualquer tipo de varejo, você precisa conhecer bem seu (sua) cliente, as necessidades e os gostos dele (a).

Desse modo, o cadastro eficiente é essencial para essa finalidade. De fato, quando um varejo abre mão de coletar essas informações, pode deixar de impactar o cliente em seu aniversário, por exemplo. 

Por consequência, deixa de oferecer produtos que ele compraria para si próprio ou para presentear alguém. 

E quem perde com isso é a sua empresa, que não aproveita as oportunidades que têm de faturar mais e de fidelizar um consumidor. 

3 plataformas de cadastro seus clientes 

Planilha do Google Docs

Um jeito simples de manter o cadastro dos seus clientes em dia. Não é tão eficiente quanto utilizar um sistema CRM. 

Mas pode ser um bom começo para empreendedores que estão iniciando o negócio e possuem poucos recursos para investir em softwares. 

A planilha do Google Docs tem os mesmo recursos do Excel, no entanto, ficam armazenados na nuvem. Assim você tem acesso fácil pelo desktop ou celular e pode usar de forma gratuita.  

Plataforma CRM

Aí já começa a melhorar sua operação, já que as plataformas de CRM são projetadas a fim de automatizar tarefas. Além disso, contam com mais recursos e funcionalidades do que uma simples planilha de Excel. 

ERP de varejo com CRM

Esse é, de fato, o melhor dos mundos! Ter a combinação de um ERP de varejo com um CRM, o que potencializa seus negócios. 

Com o CRM você efetua o cadastro e com os demais recursos do ERP automatiza tarefas e produz relatórios gerenciais mais completos. 

Assim passa a ter uma visão ampla do seu negócio, podendo avaliar periodicidade de compra dos clientes, clientes inativos, compras sazonais e muitos outros pontos importantes. 

Gostou da dica? Agora, entre em contato conosco e conheça as vantagens do nosso ERP para varejo Storeware. 

Melhore seu cadastro e venda mais com o suporte de uma plataforma eficiente, robusta, flexível e personalizada para o seu negócio! 

Gostou do conteúdo? Siga nosso perfil no Instagram

Quer ver mais artigos como este? Acesse!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp