Grande parte das pessoas, sonham em ter seu próprio empreendimento, mas no entanto, poucos têm uma noção prática adequada da diferença entre empresas MEI X ME X LUCRO REAL X LUCRO PREZUMIDO.
Algumas das dúvidas mais comuns que novos empreendedores têm é sobre a abertura de empresa MEI e ME, quais são as diferenças, sobre o aspecto tributário do empreendimento e como diferenciar lucro real de lucro presumido.
Este artigo tirará algumas destas dúvidas, na hora de formalizar sua empresa. Acompanhe!
O que é MEI?
MEI significa Microempreendedor Individual e se trata de um modelo de negócio que permite que os trabalhadores informais, tenham facilidade para abrir sua empresa e emitir nota fiscal, tendo CNPJ, sem custos ou burocracia.
Quem é MEI tem apenas as obrigações de realizar o pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI).
Além disso, tem o limite máximo de faturamento de 81 mil.
O que é ME?
A ME é a Microempresa, e tem o limite máximo de faturamento de até 360 mil por ano. Neste caso trata-se do porte da empresa, ou seja, qual tamanho dela.
A ME deve ter cadastro na junta comercial e possui um processo mais complicado que ME, mas não há restrições de atividades.
Um pet shop ou uma veterinária de médio porte pode ser uma ME, é preciso que trabalhe junto a um contador que ajude na arrecadação dos impostos e regularização junto aos órgãos competentes.
O que é Simples Nacional
Quando falamos que somos simples nacional, estamos dizendo sobre o regime de tributação da empresa, no caso, quais impostos ela deverá pagar, e quanto ela irá pagar.
No caso do simples nacional, é um regime diferenciado, lançado em 2007, com o fim de simplificar e reduzir a carga tributária em até 40%, e contempla empresas com faturamento até R$ 4,8 milhões anual.
O pagamento do imposto, quando se é simples nacional, é em um único boleto, mediante a uma única guia.
Este sistema visa a desburocratização das empresas, com obrigações mensais facilitadas pelo regime.
O que é Lucro Real?
O Lucro Real, presta contas ao governo, do seu regime tributário através de balancetes trimestrais, de acordo com o que aparecer de lucro neles.
Todavia, se a empresa tem prejuízo, não tem imposto para pagar, se a empresa tem lucro, paga-se os impostos sob esse lucro.
Portanto, este é o método mais complexo, e indicado para empresas que possuem lucratividade inferior à presumida pelo governo para a sua categoria.
O que é Lucro Presumido?
O Lucro Presumido é a tributação mais simplificada, que abrange dois impostos: IRPJ e o CSLL.
Porém, neste caso, o governo, leva em consideração a receita bruta da empresa, e calcula separadamente os impostos e estimula uma porcentagem pré-fixada para pagar cada um desses impostos.
Além disso, esse caso é indicado para quem fatura mais do que a margem de faturamento presumida pelo governo, na sua área de atuação.
Como ter lucratividade no seu negócio
A princípio, para ter lucratividade no seu negócio, é preciso entender como está seu preço, suas despesas, seus custos, e conhecer sobre a gestão.
Um sistema de gestão pode auxiliar no inicio de documentação dessas informações, para que você consiga visualizar elas com mais facilidade.
Neste caso, casa tenha muitas dificuldades indicamos a contratação de um consultor que possa auxiliar você melhor nessa caminhada
Essas são as principais da diferença entre empresas MEI X ME X LUCRO REAL X LUCRO PREZUMIDO.
Acompanhe nosso Instagram para dicas diárias: https://www.instagram.com/wbagestao/