Nosso Blog

Entenda como funciona a integração entre uma loja física em uma virtual

Se você possui uma loja física e quer integrá-la a uma loja virtual, este conteúdo foi feito para você. Hoje, vendas na internet são algo impossível de se ignorar, especialmente após a pandemia do novo Coronavírus. Entenda como funciona o processo de integração de uma loja física e uma virtual, e quais os benefícios ele pode trazer para o seu negócio.

Acompanhe conosco!

Por que vender na internet?

Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o e-commerce brasileiro teve um aumento na base de usuários de 70% desde que se iniciou a pandemia, entre março e maio de 2020, um crescimento que levaria 10 anos para acontecer em circunstâncias normais. Sendo assim, é a oportunidade para integrar sua loja física ao e-commerce.

O faturamento do comércio virtual em abril de 2020 foi 81% maior do que no mesmo mês em 2019, conforme levantamento do movimento Compre & Confie. Embora muito desse crescimento tenha sido causado pelo contexto de quarentena, 70% destes clientes devem continuar comprando pela internet mesmo após a crise do Covid-19, como aponta o estudo da SBVC.

Integração é mais simples do que aparenta

Muitas lojas físicas ainda não possuem uma versão virtual por diversos motivos. Certas empresas têm um público majoritariamente local. Outras, ainda estão inseguras, com relação à migração para o ambiente virtual, dados os investimentos necessários e certa apreensão, em relação à gestão do negócio online.

Você verá neste texto que o retorno faz valer a pena o investimento, e que esta gestão pode ser simplificada e automatizada uma vez que a integração entre loja física e loja virtual seja concluída.

Vantagens de integrar sua loja física ao e-commerce

Ao integrar sua a física a um comércio virtual, a sua empresa estará oferecendo mais um canal para que os clientes possam fazer negócios. Esta estratégia multicanal tem como resultado o aumento na base total de clientes, a possibilidade de fazer negócios com mais consumidores em todo o Brasil e a ampliação do faturamento.

Com investimentos assertivos na gestão integrada da empresa e estratégias eficientes de Marketing Digital, em pouco tempo as suas lojas – tanto física, como virtual – estarão vendendo para bem mais gente.

Além disso, empresas que fazem a integração da loja física com o comércio virtual também passam a operar de maneira mais eficiente, reduzindo o custo por venda e as despesas logísticas.

Como é feita a integração?

Para realizar a integração da loja física ao e-commerce, é preciso haver uma gestão integrada entre estes dois canais. Ou seja, o gerenciamento financeiro, a gestão do estoque, o controle de vendas, a emissão de documentos fiscais e a geração de relatórios precisam ser centralizados para todo o negócio.

Além disso, a sua empresa precisa contratar uma plataforma de e-commerce e viabilizar a hospedagem, caso a interface de comércio virtual escolhida por seu empreendimento não conte com hospedagem própria.

É necessário também um sistema de gestão que automatize, unifique e simplifique a gestão da empresa como um todo para todos os canais. Assim, quando uma venda é feita no físico ou no virtual, o estoque já recebe automaticamente a baixa. Da mesma forma, quando o estoque for renovado, as informações serão automaticamente atualizadas em todos os canais.

O software utilizado para a gestão empresarial é chamado de ERP, e esta solução pode ser facilmente incorporada à sua plataforma de e-commerce, facilitando o processo de gestão das vendas e evitando contratempos, com total suporte de implementação.

Marketplace: mais canais, mais possibilidades de venda

Se o seu negócio também vai atuar no sistema de Marketplace, ou seja, vender através de grandes redes de varejo on-line, é importante também utilizar um hub de integração que padronize seus processos com as diferentes plataformas utilizadas, além de criar uma ponte deste canal com os demais meios físicos e digitais pelos quais a sua empresa vende.

Ninguém precisa ser um hacker para operar o empreendimento em um formato multicanal. Os sistemas de gestão, vendas e integração são fáceis de usar, com interface amigável ao usuário. Contudo, é importante escolher os aplicativos corretos para a melhor performance de sua empresa.

Veja mais post como este aqui:

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp