Nosso Blog

Os cuidados necessários com a saúde dos pets durante o inverno

A menos que você more em uma das regiões do país que desfrutem de um “verão eterno”, já deve ter notado que o inverno está se aproximando sutilmente. Separamos os cuidados necessários com a saúde dos pets durante o inverno

Não importa se você é fã da estação ou se não vê a hora dela terminar logo e o sol voltar a brilhar com tudo. Existe uma coisa que não pode ser deixada de lado nesse momento: o cuidado com a saúde dos pets.

Durante o inverno, tomamos todas as precauções para nos manter saudáveis e evitar resfriados. Nossos animais de estimação também são sensíveis às baixas temperaturas e precisam de atenção redobrada nessa época do ano.

Então, que tal falarmos um pouco sobre como manter a saúde dos seus pets em dia pelos próximos meses?

Afinal, posso deixar meu pet do lado de fora?

A resposta é simples: se está frio para você, está frio para todos. Se o seu animal de estimação passa grande parte do tempo no quintal, é hora de avaliar se você pode deixá-lo entrar em casa, pelo menos durante as noites dos meses mais frios, ou seja, de junho a agosto.

Por mais que estejam cobertos de pelos, os animais sofrem muito com as baixas temperaturas. Portanto, uma boa ideia é preparar uma área da sua casa onde você possa oferecer aquecimento e companhia.

E quando não há a opção de trazê-los para dentro de casa?

Pense com a gente: se você usasse apenas um casaco, poderia sobreviver ao inverno com conforto? A resposta provavelmente é não. Isso também se aplica ao seu animal de estimação.

Logo, se você não pode deixá-lo dormir dentro de casa, certifique-se que ele tenha um abrigo seco, protegido da chuva e do vento.

Fique de olho na alimentação

Esse é um ponto que merece muito atenção, principalmente se o animal de estimação fica do lado de fora da casa.

O corpo dos animais precisa de mais energia, para poder transformá-la em calor. Mas isso não significa que a quantidade de alimento deve ser muito acima da recomendada, já que isso pode resultar em excesso de peso.

Na verdade, o mais importante, nesse caso, é oferecer alimentos ricos em nutrientes, para uma dieta balanceada.

Não se esqueça também de deixar uma tigela com água fresca sempre à disposição. Hidratação é fundamental!

Mais ou menos higiene para mantê-los saudáveis?

Especialistas recomendam que você limite o banho dos animais durante a estação mais fria do ano. A explicação é simples: lavá-los demais pode acabar removendo os óleos essenciais da pele, deixando-a seca, além de enfraquecer os pelos.

Caso você ache que seu animalzinho precisa realmente de uma boa ducha, peça ao seu veterinário que recomende um xampu hidratante para banho seco.

Não deixe os exercícios de lado, mesmo dentro de casa

Caso você more em apartamento e seu pet está acostumado a fazer passeios diários, não interrompa essa rotina.

No entanto, é preciso ter cuidado com animais de idade mais avançada, pois devido à suas condições, é recomendado que eles usem uma roupa especial, que possa deixá-los mais aquecidos e menos expostos ao frio e ao vento.

Agora, se você ou o seu pet não quiserem sair de forma alguma, tire um tempo do seu dia para exercitá-lo dentro de casa. Basta encontrar em espaço razoável, como corredores, por exemplo, e jogar brinquedos para entretê-lo.

Isso pode garantir que ele se mantenha em forma até a próxima estação, esbanjando saúde.

Não abandone as visitas ao veterinário

É importante, durante o inverno, manter as visitas ao médico veterinário, para ter um controle melhor do estado de saúde do animal de estimação. Também é preciso ficar de olho em qualquer mudança de comportamento do pet, pois pode ser um alerta de que algo talvez não esteja tão bem assim com ele.

Lembre-se que a prevenção é importante e, para isso, fatores de risco devem ser evitados, como locais com ventos frios e mudanças bruscas de temperatura, principalmente para filhotes.

Também é importante continuar com o plano anual de vacinação, pois muitas doenças respiratórias podem ser evitadas.

Siga nosso isntagram: https://www.instagram.com/wbagestao/

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite para conhecer mais artigos e ter acesso à mais conteúdos como este!

Veja

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp