Nosso Blog

Como calcular margem de lucro no petshop

margem de lucro

Muitos empreendedores apostam no segmento pet porque possuem uma profunda afinidade com o mundo animal. O amor aos bichinhos impulsiona o negócio, mas é preciso algo mais para fazer a loja pet ter sucesso. E esse algo a mais tem relação com lucratividade, gestão de fluxo de caixa e margem de lucro no pet shop.

Todos esses aspectos compõem a vida financeira de uma empresa e jamais devem ser negligenciados ou mal administrados. No entanto, principalmente no caso dos empreendedores inexperientes, calcular a margem de lucro ideal é um grande problema.

Como saber se sua margem de lucro está muito acima ou muito abaixo do ideal para o seu negócio pet? Bem, se você tem essa e outras dúvidas, este artigo da WBA foi feito para você! Saiba mais! 

O que é margem de lucro?

Vamos começar explicando em detalhes o que é a tão famosa margem de lucro. De forma simplificada, a margem de lucro é a proporção do lucro de uma empresa (vendas menos todas as despesas) dividido por sua receita. 

Desse modo, o índice de margem de lucro compara o lucro às vendas e informa se a empresa está administrando bem as finanças em geral. Além disso, essa métrica de finanças é sempre expressa em percentual.

Tipos de margem de lucro

Além disso, existem três tipos de margens de lucro que são úteis na avaliação de um negócio. Assim, são eles: margem de lucro bruto, margem de lucro líquido e margem de lucro operacional.

A margem de lucro líquido informa o lucro que pode ser obtido com as vendas totais. Já a margem de lucro operacional mostra os ganhos das atividades operacionais. Por fim, a margem de lucro bruto é o lucro restante após a contabilização dos custos dos serviços ou mercadorias vendidas.

Por que calcular margem de lucro no pet shop?

Toda empresa, seja de qual segmento for, só se mantém viva no mercado quando obtém lucro. Se a empresa apenas tem prejuízos financeiros, ela não conseguirá manter sua estrutura física ou online, comprar produtos para revender e pagar os funcionários.

No cálculo da margem de lucro, é necessário fazer pegar o preço de venda e dividir pelo resultado das vendas. Com isso, você terá o valor da margem de lucro. 

Quando os resultados são positivos, isso significa que sua loja pet está lucrando. Mas se o resultado for negativo, isso reflete os prejuízos que vão comprometer a saúde financeira do seu negócio. 

Portanto, aí é a hora de rever preços dos produtos, buscar fornecedores mais baratos, reduzir custos de produção, além de outras ações. 

Cálculo de margem de lucro bruto

‍Esta margem compara a receita da sua loja pet com os custos variáveis, que são quaisquer custos que variam de acordo com a quantidade produzida ou vendida. Por exemplo, custos de matérias-primas.

Desse modo, a margem de lucro bruto informa quanto lucro cada produto cria sem custos fixos. Existe uma fórmula para se chegar ao resultado: 

  • Lucro bruto = receita – (materiais diretos + mão de obra direta + despesas gerais de fábrica)
  • Vendas líquidas = receita – (custo de devoluções de vendas, abatimentos e descontos) 
  • Margem de lucro bruto = (Lucro bruto ÷ Vendas líquidas) x 100

Cálculo da margem de lucro líquido 

A margem de lucro líquido é a porcentagem da receita financeira restante após a dedução de todas as despesas do total de vendas, dividida pela receita líquida. Veja a fórmula para auxiliar no cálculo: 

O lucro líquido é a receita total, subtraindo-se todas as despesas:

  • Receita Total – (CPV + Depreciação e Amortização + Despesas de Juros + Impostos + Outras Despesas)
  • Então, aplique o lucro líquido na equação: Lucro líquido ÷ Receita total x 100

ERP Storepet: margem de lucro calculada automaticamente

Você já conhece as fórmulas básicas para calcular sua margem de lucro em seu pet shop. Mas se você deseja ter mais praticidade e agilidade na gestão financeira da sua empresa, use um ERP como o Storepet, que automatiza tarefas e gera relatórios financeiros completos para você.

Assim, você não precisa perder tempo realizando cálculos de forma manual. E as finanças da sua loja pet agradecem! 

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e siga nosso perfil no Instagram

Para mais artigos como este acesse!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp