Nosso Blog

Leapfrogging: impulsionando os lucros da sua empresa pela tecnologia

Leapfrogging_impulsionando_os_lucros_da_sua_empresa_pela_tecnologia

A transformação digital que começou há alguns anos foi acelerada durante a pandemia. Com o aumento do consumo online, as empresas tiveram que se adaptar rapidamente e aderir às novas tecnologias, por exemplo, ERP para varejo, marketplaces e Whatsapp Business. Esse movimento mais rápido em busca das tecnologias, da digitalização e dos benefícios que proporcionam criou um novo termo: Leapfrogging

Então, se você ainda não conhece esse conceito e não sabe os impactos disso no aumento de lucro das empresas, continue lendo este artigo! 

Investimento em ERP para varejo em outras tecnologias = sucesso nos negócios 

Recentemente, a Accenture, empresa de soluções digitais, produziu e divulgou um estudo sobre investimentos em tecnologia em 2020. 

A pesquisa mostrou que, durante a pandemia, as empresas que adotaram recursos tecnológicos aumentaram suas vantagens competitivas sobre seus concorrentes.

Além disso, o infográfico “Make the Leap, Take the Lead” destaca o uso da tecnologia para promoção de melhorias no ambiente empresarial. O que, de fato, permite às companhias não apenas sobreviverem, mas também expandirem suas operações em meio ao cenário de crise. 

Ou seja, com base em inovações como Inteligência artificial, sistemas de gestão e armazenamento de dados em nuvem, muitas empresas elevaram suas receitas cinco vezes mais rápido se comparadas aos concorrentes. 

Papel do Leapfrogging no crescimento empresarial

Leapfrogging descreve uma rápida mudança feita por uma empresa ou qualquer tipo de organização para um nível superior de desenvolvimento. 

Ou seja, é uma forma de “alçar voos” mais longos com apoio das ferramentas tecnológicas, que otimizam tempo e maximizam as operações e processos. 

Portanto, em momentos de crise mundial como o atual, quem é mais ágil para se adaptar às mudanças e ver a revolução digital como aliado sai na frente! 

Leapfrogging  no varejo brasileiro

De acordo com um levantamento da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo divulgado em abril deste ano, mais varejistas brasileiros investiram em tecnologia.

A pesquisa aponta um crescimento de 87% nos investimentos em soluções digitais por parte dos varejistas entrevistados. Logo, gerou um aumento de 0,73% sobre o faturamento bruto dos varejistas.

Quais as vantagens de cada tecnologia utilizada?

Entre as principais soluções tecnológicas que mais têm auxiliado empresas de varejo e de outros segmentos estão:

Computação em nuvem

A computação em nuvem facilita o armazenamento de dados em nuvem, disponibilizando acesso imediato às informações a partir de qualquer computador, celular ou tablet.

Além disso, a cloud computing reduz custos com infraestrutura e com servidores físicos, oferecendo maior flexibilidade econômica para quem contrata o serviço. 

Plataformas para e-commerce

Considerando que os hábitos de consumo dos brasileiros mudaram com a pandemia, as compras online são cada vez mais procuradas. 

Por isso, os varejistas podem utilizar as plataformas de e-commerce, que viabilizam as vendas pela loja virtual e por outros canais (marketplaces), quando há possibilidade de integração. 

ERP de varejo

O ERP é um software de gestão com diversas funcionalidades que promovem melhorias na gestão e na administração dos negócios. Além de automatizar várias tarefas de rotina importantes para o negócio, o ERP abre as portas para uma visão mais analítica. 

Afinal, o sistema fornece dados e informações centralizados para tomadas de decisão gerenciais por meio de relatórios precisos e confiáveis.

Com o ERP de varejo da WBA, por exemplo, você pode controlar estoque, pedidos e vendas com facilidade e rapidez. 

Gostou deste artigo? Fique por dentro das novidades acessando o nosso blog e as nossas redes sociais! 

Veja mais artigos como esse!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp