fbpx

Nosso Blog

O caixa como indicador em negócios exponenciais

indicador de negocio

Certa vez um amigo lançou uma questão interessante, se olhando os números de caixa se poderia imaginar o comportamento do resultado do negócio.

Esta é uma questão bem intrigante, visto que não é exatamente o que os princípios contábeis indicariam como “prática adequada” na avaliação de resultados, no entanto há que se levar em consideração a sua simplicidade e ser uma medida de domínio a todos o quê justifica uma reflexão.

Base introdutória

O caixa tratado como disponibilidade (ou seja, dinheiro + bancos + créditos) é em si reflexo direto das operações do negócio. Como tal é influenciado por todas as operações financeiras que ocorrem dentro do período a ser avaliado. 

Disclamer

Passa bem longe daqui pensar nos princípios contábeis, mas tão somente deixar um indicador acessível a todos, levando em consideração as suas dispersões.

Porquê usar um indicador tão simplista?

Em primeiro lugar é a simplicidade em obtê-lo no dia a dia do trato financeiro. Se considerarmos que a obtenção de resultados contábeis exigem formalidade e maior rigor no seu trato e outros no dia a dia, muitas vezes será necessário tomar decisões que não podem esperar uma apuração contábil mais detalhada.

Em segundo, negócios exponenciais, às vezes também chamados de “empresa 4.0”, exigem avaliações mais descoladas dos aspectos contábeis, quando considerado que o tamanho do caixa pode indicar tempo de vida na operação contrastando com resultados negativos por algum tempo.

Qual a relevância do caixa nos negócios exponenciais?

Na economia moderna registramos um número considerável de empresas que registraram resultados negativos por muitos anos, mas neste universo a avaliação do negócio é mais centrada na capacidade de gerar resultados futuros à obtenção de lucros no presente.

Por outro lado, se não temos o lucro como base de avaliação do negócio, o caixa no sentido de disponibilidade passa a ser a chave de avaliação no curto e médio prazo.

A capacidade de cobertura das contas

Mais que avaliar resultados, o caixa passa a ser o indicador do tempo de cobertura das contas ou, para quanto tempo é possível manter a operação sem a entrada de novos recursos.

Deste fundamento advém a reflexão de que uma empresa não sucumbi por conta dos seus resultados negativos, mas sim por conta da falta de recursos para fazer frente aos seus compromissos.

A visão do investidor

Quem aposta em um negócio com perspectiva de rentabilidade futura esta focado em medir o tempo de cobertura das despesas do negócio. Assim é possível medir o tempo que será necessário para novos aportes de caixa e manter a continuidade do negócio.

Dessa forma, um planejamento que projete as expectativas futuras entre disponibilidade e novas entradas é fundamental na gestão do negócio.

O caixa como indicador de resultados

Considerando uma comparação de disponibilidade de caixa por alguns períodos é possível ter noção sobre os resultados do negócio, mas há alguns viés que interferem e precisam ser considerados para não incorrer em erros mais grosseiros.

Sendo o caixa reflexo direto da operação a sua adoção como indicador de resultado requer avaliar alguns fatos que interferem na avaliação, aqui falando de valores extra operação que ainda assim é parte do negócio, tais como:

  • contratação de empréstimos;
  • aquisição de imobilizados;
  • aquisição de mercadorias mantidas em estoques.

Sendo estes itens de reflexos de mais longo prazo, podem interferir na avaliação recomendando que sejam expurgados da análise.

Em regra geral, o caixa é um bom indicador de saúde financeira por quanto mais estiver apertado menor o tempo de sobrevivência do negócio.

 Uma boa tática é acompanhar o indicador de cobertura das despesas:

       Indicador de Cobertura =   Caixa (disponibilidade)  / despesas mensais

Por isso, o “Indicador de Cobertura” permitirá fazer uma leitura do tempo de vida do negócio sem a necessidade de novos aportes. Se o negócio é consolidado indicará a dependência de entradas e o tempo de sobrevivência se estas entradas deixarem de fluir para o caixa.

Gostou das dicas? A WBAGestão desenvolveu o software Storeware para te ajudar a gerenciar seu negócio com mais tranquilidade, rapidez e eficiência. 

Entre em contato e solicite a demonstração do sistema sem compromisso! 

Gostou do conteúdo? Siga nosso perfil no Instagram

Para mais artigos como este, acesse!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp