Acompanhar as métricas e indicadores do seu pet shop, como o ticket médio, é uma das melhores formas para saber o quanto seus clientes estão gastando, e assim, medir se as ações de vendas estão trazendo os resultados desejados.
Sendo assim, pensar em estratégias que ajudem a aumentar o ticket médio do seu pet shop, é uma tarefa essencial, já que esse é o ponto principal para atrair novos clientes, impulsionar as vendas e, consequentemente, aumentar o faturamento.
Entretanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil. Mas, para te ajudar a entender melhor o que é o ticket médio, e quais ações pode fazer no seu pet shop para que ele cresça, separamos algumas dicas. Acompanhe!
Como calcular o ticket médio do pet shop?
Pode parecer complicado, mas o ticket médio nada mais é do que o valor médio que seus clientes gastam no seu pet shop. Sendo assim, ele pode ser medido em a qualaquer momento, por exemplo, em uma semana de datas comemorativas onde as vendas são mais intensas, ou ele pode ser medido em dias normais, no qual realiza as vendas normalmente sem incentivar seus clientes através de campanhas ou promoções.
E se tem dúvidas de como fazer este cálculo, saiba que existe uma forma bem simples. Primeiro, você deve pegar tudo o que faturou no mês, e depois dividir pela quantidade de vendas que realizou neste mesmo período. Assim, terá em mãos a média gasta por clientes e saberá qual o ticket médio deles.
Agora que já sabe como calcular, vamos para a parte prática de como criar ações para aumentar o ticket médio de seus clientes? Confira algumas de nossas dicas!
1º Faça campanhas de promoção
Me diga, qual pessoa não gosta de uma promoção? Esse pode até não ser um método tão inovador no mercado, mas ele é um dos que mais atraem clientes e novos consumidores.
Por isso, trabalhar com as tradicionais promoções é uma ótima forma de impulsionar as vendas do seu pet shop. E ela pode ser feita de diversas formas, como por exemplo:
- Compre 3 petiscos e ganhei 1;
- A cada R$ 150,00 em compras ganhe 10% de desconto;
- Assine o pacote de banho mensal e ganhe uma tosa na máquina;
- Faça kits exclusivos.
Além disso, segmentar as datas comemorativas e fazer ações especiais é uma ótima forma para aumentar as vendas com esses clientes.
2º Tenha cashback
O cashback tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, principalmente entre as vendas online. Por isso, adotar esse sistema na sua loja é uma ótima maneira de fazer com que seus clientes comprem mais.
Isso porque, ao receberem parte do valor gasto de volta, cria-se um certo estímulo, além de ser algo atrativo aos clientes, e toda essa estratégia faz com que eles gastem mais para que consigam adquirir essa vantagem.
3º Aumente sua variedade de produtos
Ter opções de produtos diferenciados também é uma boa forma de aumentar o ticket médio do seu pet shop, mas antes de fazer isso, é preciso conhecer o seu público-alvo e entender quais diferenciais eles buscam.
Por exemplo, hoje em dia muitos tutores investem em ração naturais para os seus pets, e são poucas as lojas que oferecem esse tipo de produto. Então, se notar que a procura por esse tipo de mercadoria está muito latente na sua loja, essa pode ser uma boa forma de começar a investir em diferenciais e aumentar a suas vendas.
4º Indique produtos complementares
Conhecer o seu cliente, e saber quais são as suas necessidades é o ponto principal para que possa ampliar o ticket médio do seu negócio. Pois, ao ter essas informações será capaz de oferecer produtos que sejam complementares ou até mesmo serviços relacionados ao que o consumidor precisa.
Além disso, se alimentar o cadastro do cliente e acompanhar o seu histórico de compras, conseguirá saber de quanto em quanto tempo ele compra uma ração, por exemplo, e assim, conseguirá ofertá-la antes mesmo de acabar.
5º Use o StorePet como aliado do seu pet shop
Como pode notar existem diversas formas para aumentar o ticket médio do seu pet shop, e por isso, contar com ferramentas que auxiliem esse processo é indispensável.
O StorePet é um sistema de gestão que foi desenvolvido pensando em ajudar empresários do setor pet, a fim de, facilitar a gestão do dia a dia.
Além disso, com ele é possível gerenciar todo o cadastro e histórico de clientes. Outra vantagem é a sugestão de compra, neste relatório é possível analisar os produtos que têm mais saída no pet shop, ou seja, consegue visualizar qual o comportamento de compra de cada consumidor, e assim, trazer novos diferenciais a sua loja.
Gostou das nossas dicas? Elas foram úteis a você? Então, se quiser ficar por dentro de mais conteúdos como esse, nos siga nas redes sociais!