Nosso Blog

Gestão de pet shop: 5 erros que podem afetar seus negócios

Gestão de pet shop: 5 erros que podem afetar seus negócios

Os empresários do ramo pet shop não estão isentos de cometer erros de gestão na condução dos seus negócios. Mesmo os donos de pet shop mais experientes podem perder clientes e lucratividade quando não ajustam determinados pontos ou não usam um sistema de gestão pet shop.

Um sistema como o StorePet pode, de fato, auxiliar na gestão e na automação de tarefas, reduzindo erros de controle de estoque e fluxo de caixa. 

No entanto, os equívocos cometidos pelos pet shops e clínicas veterinárias podem ir muito além, afetando o atendimento, a comunicação e outros aspectos que conheceremos mais neste post. Acompanhe! 

Pet shop: um bom mercado para investir em 2021, mas que precisa de gestão eficiente!

O termo “pet shop” foi um dos mais buscados no site do Sebrae em 2020, de acordo com uma matéria publicada no Portal G1. Esse comportamento de busca dos novos empreendedores mostra, portanto, como o segmento pet é interessante quando a ideia é abrir um novo negócio. 

O ramo pet shop foi um dos que, com efeito, teve alto faturamento em 2019. Segundo o Instituto Pet Brasil, o faturamento total do setor, abrangendo indústria e varejo, foi de R$ 35,4 bilhões até o terceiro trimestre de 2019. 

Logo, isso representa 0,36% do PIB brasileiro, de acordo com a  Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).

Ou seja, analisando esses números, é possível perceber que o segmento pet gera resultados para os empreendedores. Mas é essencial saber gerir o negócio com atenção a 5 pontos para evitar erros e prejuízos futuros.

Principais erros de gestão

1. Falta de consultoria contábil

Busque sempre manter uma forte parceria com profissionais de contabilidade, que vão auxiliá-lo nas questões fiscais e tributárias do seu negócio. 

Afinal, a orientação de um especialista garante que todos os procedimentos e normas serão respeitados. Assim, evitam-se erros que ocasionam multas, penalidades e consequente perda de lucratividade.

2. Falta de planejamento de metas

Não é somente de metas de vendas que vive um negócio. Desse modo, seu pet shop precisa ter metas bem estabelecidas para todas as atividades envolvidas. 

Portanto, crie metas de atendimento, de vendas, metas financeiras e outras que possam direcioná-lo na gestão do pet shop e na realização dos objetivos.

3. Fluxo de caixa sem detalhamento

Reveja sua forma de gerir sua loja pet shop caso não tenha o hábito de acompanhar o faturamento, os custos e o ticket médio por animal atendido. 

Portanto, cabe considerar sempre esses aspectos no detalhamento do fluxo de caixa, não deixando escapar nenhum registro de entrada ou saída de dinheiro do caixa da empresa. 

4. Não conhecer o perfil do cliente

Qual o perfil do seu cliente? Você conhece de verdade o perfil de quem compra do seu pet shop ou trata o “filho de 4 patas” na sua clínica veterinária? 

Sem conhecer a persona ideal, aquele tipo de cliente que pode ser fidelizado, você não terá como atender às necessidades dele. 

Além disso, ficará mais difícil manter um relacionamento duradouro e oferecer informações relevantes para seu potencial cliente, inclusive pelas redes sociais do seu espaço pet.

5. Ausência de um software de gestão de pet shop

A tecnologia é um dos melhores aliados dos pet shops, hotéis pet e clínicas. Isso porque um sistema de gestão ERP pet shop fornece amplos recursos e várias ferramentas que permitem:

  • Organizar um CRM;
  • Controlar itens no estoque;
  • Emitir notas fiscais;
  • Realizar demais tarefas com praticidade e precisão de dados. 

Conheça o StorePet!

O StorePet é um sistema de gerenciamento de pet shop que facilita a administração do seu espaço pet, contando com recursos e funcionalidades desenvolvidas com base nas necessidades e particularidades do seu negócio. 

Com o StorePet você pode: 

  • Gerenciar o cadastro de animais e seus donos;
  • Controlar e monitorar a agenda de atendimento;
  • Controlar estoque;
  • Gerenciar a frente de caixa.

Além desses recursos, nossa plataforma oferece ainda mais funcionalidades e vantagens. Entre em contato conosco e peça uma demonstração do software sem compromisso! 

Acesse nosso Instagram para informações diárias: https://www.instagram.com/wbagestao/

Veja mais artigos como esse

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp