Nosso Blog

Como lidar com produtos próximos ao vencimento e excesso de estoque

Como lidar com produtos próximos ao vencimento e excesso de estoque

O controle de estoque envolve muito mais do que venda e a reposição de produtos no momento certo. O lojista do setor pet precisa saber, por exemplo, quais produtos deve comprar de acordo com o nível de procura dos clientes. 

Além disso, é essencial que o gerente da loja pet tenha atenção ao estoque do pet shop que está parado, principalmente, com produtos próximos à validade. E esse é, de fato, um dos maiores desafios de quem administra um pet shop ou clínica veterinária. 

Como lidar com o estoque parado e com os produtos que em breve não poderão mais ser consumidos ou utilizados? Para responder a esse desafio e dar algumas soluções, elaboramos este artigo. Continue lendo e saiba mais! 

Estoque de pet shop parado: o que dizem as estatísticas

Uma pesquisa feita pela Abrappe – Associação Brasileira de Prevenção de Perdas, em 2020, apontou uma realidade do comércio sobre o controle de estoque. 

De acordo com o levantamento, que envolveu 100 empresas de 11 áreas distintas, o varejo perdeu 1,29% do faturamento (em média) em 2020 por conta de fatores como:

  • Furtos de mercadorias;
  • Vencimento de validade dos produtos;
  • Falhas no manuseio de produtos, entre outros. 

Os prejuízos financeiros batem a marca de R$19,5 bilhões da receita do setor em 2017, valor que daria para criar a sexta maior empresa varejista do Brasil em faturamento.

Com base nesses números, dá para ter uma noção do quanto a gestão de estoque é importante  para a saúde financeira do seu pet shop. Portanto, vamos ver algumas dicas para evitar problemas com o estoque parado e com a perda de produtos em vencimento.

Organização do estoque com um método logístico

Se as empresas de logística não organizassem as mercadorias com base em uma metodologia, certamente haveria muitos erros e perdas diárias. Por isso, tente aplicar no seu pet shop o mesmo método aplicado nos grandes centros de armazenagem. 

Um dos sistemas mais efetivos chama-se “LiFO”. A sigla LIFO (no inglês, “Last in, First Out”) significa “o último que entra e o primeiro que sai”. 

Em resumo, esse sistema considera que os produtos que entraram no estoque há mais tempo são os primeiros que devem ser vendidos. 

O controle de datas de entrada e saída é primordial, muitas vezes exigindo o uso de um sistema de gestão de controle de estoque eficiente como o Storepet.  

Além disso, esse método é aplicado com sucesso apenas no caso de produtos com datas de validade bem mais longas. 

Sistema FIFO

Já o sistema FIFO (“First in, First Out”, ou “primeiro que entra, primeiro que sai”) é um método muito efetivo com produtos de validade mais curta. 

Ou seja, se você tem em seu estoque de pet shop produtos alimentares ou médicos com validade menor a 6 meses, use o sistema FIFO.

Tem produtos próximos ao vencimento? Aposte nas promoções! 

Alguns produtos, mesmo com data próxima ao vencimento, ainda podem interessar aos seus consumidores. Mas, primeiramente, lembre-se de informar aos clientes sobre a proximidade de vencimento da data dos produtos.

A honestidade nas vendas é o primeiro passo para estabelecer uma relação de confiança com os donos de pets. Além disso, evita maiores problemas com os órgãos de proteção ao consumidor. 

Então, pense em “queimar o estoque” com promoções-relâmpagos: compre 2 e leve 3, compre 5 e tenha desconto no sexto produto, etc.

Também pode montar kits de produtos com descontos especiais e compras por meio de cupons e vouchers. 

Mas se mesmo com todos esses cuidados ainda restarem produtos parados e vencidos em seu estoque, tenha o máximo de cuidado com o descarte dos itens. 

Alguns fornecedores, inclusive, fazem a coleta e o descarte final dos produtos. Uma ótima ideia para preservar o meio ambiente e a saúde de todos! 

Essas dicas e informações foram úteis para você, varejista do setor pet? Continue lendo os artigos no blog da WBAGestão e acompanhe também nossos posts em nossas redes sociais

Veja mais artigos como este!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp