Nosso Blog

Importância de emissão de nota fiscal no varejo

Importância de emissão de nota fiscal no varejo

Quem é dono ou gestor de empresas do segmento de varejo deve sempre estar atento à emissão de nota fiscal (NF) na venda de produtos ou serviços. Afinal, a emissão desse documento, seja manual ou por meio de um ERP de gestão de nota fiscal, segue as normas da legislação tributária brasileira.

Assim, cabe lembrar que, mesmo que seu cliente faça uma compra e não solicite a NF, é uma obrigação da empresa realizar a emissão do documento. 

Sendo assim, saiba mais sobre a importância da emissão da NF no varejo e como fazer isso com mais praticidade na rotina financeira da sua empresa!

Nota fiscal: o que é e qual sua finalidade?

As notas fiscais estão entre os documentos mais importantes na rotina administrativa das empresas de varejo. Afinal, possuem valor jurídico, mantendo os registros de movimentação, compra ou venda de produtos/ serviços. 

Portanto, ao realizar a emissão da NF, sua empresa facilita alguns procedimentos como:

  • Recolhimento de tributos para o governos municipal, estadual ou federal;
  • Fiscalização das ações legais da empresa pelos órgãos competentes.

Quais informações uma nota fiscal contém?

Com a finalidade de registrar as operações de compra e venda, a nota fiscal é preenchida com as informações sobre a transação realizada. Além disso, é fundamental preencher o  valor total da transação, seja compra ou venda, na NF. 

Atualmente, além das notas fiscais em talão, existem as notas fiscais eletrônicas. A emissão digital e automatizada certamente facilita ainda mais o controle das transações pelas empresas e pelo governo. 

Então, para emitir uma nota fiscal eletrônica, a loja, empresa ou qualquer outro estabelecimento comercial só precisa inserir os dados no site da Secretaria da Fazenda do estado ou do município.

Logo depois disso, o documento fiscal deve ser compartilhado com clientes, parceiros comerciais e autoridades.

Qual tipo de empresa deve emitir NF?

No Brasil, a lei ressalva que toda empresa que comercializa bens e serviços deve emitir a nota fiscal. É uma obrigação. Normalmente são dos seguintes tipos:

  • NF-e (Nota Fiscal Eletrônica);
  • NFS-e (Nota Fiscal de Serviço Eletrônica);
  • Nota Fiscal de Remessa;
  • Nota Fiscal de Devolução;
  • NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica).

Ou seja, a emissão deve ser realizada independentemente do porte da empresa ou da natureza tributária à qual ela se enquadre. No entanto, as empresas do tipo MEI (microempreendedor individual) estão liberadas de emitir o documento fiscal, a menos que os consumidores solicitem. 

Emissão de nota fiscal no varejo com ERP de gestão de nota fiscal

A emissão da nota fiscal também pode ocorrer através de um ERP de gestão de nota fiscal. Quando a empresa ou loja utiliza um software ERP com funcionalidades de emissão de NF, o preenchimento das notas ocorre de forma automática.

Por conta disso, os riscos de erros são reduzidos e a emissão fica mais fácil, uma vez que o processo é automatizado e possui padrões de preenchimento. 

O software ERP Storeware, criado pela WBAGestão, oferece esse recurso e outras funcionalidades de gestão de fluxo de caixa, controle de estoque, cadastro de produtos, integração bancária e controle de pedidos. 

Então,se você é dono de uma loja de varejo, de pet shop, livraria, supermercados e outros tipos de comércio, entre em contato conosco e conheça os benefícios do software ERP Storeware!

Confira os conteúdos diários que nossas redes sociais!

Para mais artigos como esse

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp