fbpx

Nosso Blog

Planejamento de compras: como reduzir seus custos e aumentar as vendas

planejamento de compra

A gestão de um pet shop vai muito além de ter produtos na prateleira, aliás, eu diria que um dos pontos principais para conseguir aumentar as vendas, é saber como fazer um bom planejamento de compras. Afinal, sem ele, o pet shop pode quebrar.

Então, para não te deixar com dúvidas sobre esse assunto, trouxemos alguns pontos que são essenciais para você conseguir criar um bom planejamento de compras. Confira!

Tenha uma variedade de produtos

Que toda loja deve ter uma variedade de produtos, eu acredito que você já sabia. Mas, a grande questão aqui é, como fazer para que todos esses produtos sejam vendidos e não fiquem “encalhados” no estoque?

Isso é bem simples, conheça a sua persona. Conhecer o perfil de cada cliente é essencial para que todas as compras feitas para o pet shop sejam assertivas.

Sendo assim, antes de criar qualquer planejamento de compras, é essencial conhecer o hábito de consumo dos clientes, e saber o que eles realmente buscam no dia a dia, e até mesmo os diferenciais que os concorrentes não tem.

Saiba o que analisar antes de criar um planejamento de compras

Depois de conhecer o perfil da persona que utiliza os seus produtos e serviços, é hora de olhar para outros aspectos, como por exemplo:

  • Saber qual a frequência de compra dos seus clientes;
  • Controlar o histórico de vendas;
  • Analisar o estoque (saber o que tem mais saída);
  • Definir o preço de cada produto;
  • Determinar a variedade de produtos que serão vendidos.

Agora, ficará mais fácil fazer compras de produtos que vendem de verdade. 

Utilize um software de gestão

Como podemos notar, um bom planejamento engloba diversos fatores que precisam de muita atenção. Por isso, contar com ferramentas que facilitem esses processos é indispensável.

O StorePet é um sistema de gestão que foi desenvolvido pensando em facilitar o dia a dia de gestores pet, com o intuito de ajudá-los a ter uma visão mais estratégica de todo o planejamento de compras.

Além disso, é possível gerar relatórios para saber quais os  produtos que estão atingindo o estoque mínimo, e assim, solicitar pelo próprio StorePet essas mercadorias que estão em falta aos seus fornecedores.

Outra vantagem é a sugestão de compra, neste relatório é possível analisar os produtos que têm mais saída no pet shop, ou seja, assim você não corre o risco de comprar insumos que possivelmente ficarão encalhados no estoque.

Quer ficar por dentro de mais conteúdos? Então nos siga nas redes sociais!

Para mais conteúdos como esse, acesse!

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp