fbpx

Nosso Blog

Produtos pet shop: como chegar ao preço ideal?

Produtos pet shop como chegar ao preço ideal

A gestão de uma loja pet abrange várias tarefas, entre elas, a precificação dos produtos pet shop. Essa é, de fato, uma etapa importante no negócio, porque o preço final é um dos aspectos capazes de aumentar sua clientela e gerar valor agregado aos itens vendidos. 

Contudo, se a precificação dos produtos pet shop ocorrer da forma errada, sua empresa pode perder muita margem de lucros. Esse é certamente um dos motivos pelos quais muitas empresas optam por usar um sistema de gestão de preços eficiente.

Portanto, se você precisa de um passo-a-passo para precificar seus produtos em sua loja pet sem erros, continue lendo este artigo! 

5 aspectos a considerar na precificação de produtos pet shop

Custos

Primeiramente, tenha em mãos todas as informações sobre custos que puder.  Assim, antes de definir o preço de cada item, calcule os custos envolvidos na administração do seu negócio. 

Então, basicamente, os cursos são divididos em: 

  • Fixos – despesas recorrentes como aluguel, luz e internet;
  • Variáveis – impostos, embalagens, etc;
  • Diretos – despesas em que você incorre ao produzir e entregar seus produtos e serviços).

Consumidores

Você precisa entender o que, de fato, seus clientes buscam. Eles são estimulados a comprar por causa do preço mais barato ou pelo valor que recebem? Qual é o papel do preço na decisão de compra?

Além disso, observe o tipo de produto que oferece: seus clientes estão comprando produtos e serviços de alta ou baixa qualidade? Essas informações irão ajudá-lo a determinar se o seu preço está correto, se é competitivo e dará margem de lucro. 

Concorrentes

Aproveite para pesquisar no mercado quanto seus concorrentes cobram por produtos ou serviços similares aos seus. Mas fique atento (a) para entender se os serviços ou itens comercializados podem realmente ser considerados como concorrentes. 

Lembre-se sempre: produto parecido não é produto igual! Portanto, isso vai gerar diferenças de preços ao consumidor. 

Posicionamento

Qual o posicionamento da sua loja pet no mercado em que atua? Sua empresa pode vender marcas mais acessíveis, ou se posicionar como fornecedora de marcas mais caras e sofisticadas, além de vender produtos diferenciados/importados.

Em resumo, tudo isso vai afetar a precificação dos seus produtos e acessórios para pet shop. 

Lucro

Pergunte-se quanto lucro deseja obter com a venda de um item da sua loja pet. Qual a margem de lucro ideal para você? Cerca de 40%, 50%, 100% ou mais? 

Depois de responder a isso, faça seus cálculos e confira se o preço estabelecido é competitivo perante seus concorrentes. 

Técnicas para precificar acessórios de loja pet

Vamos, então, mostrar 3 técnicas muito simples de precificação que vão ajudá-lo a chegar ao preço ideal praticado em sua loja: 

Mark up

Uma técnica simples e segura, que consiste no seguinte: some todos os custos de comercialização (custos fixos, variáveis e diretos), adicionando a margem de lucro também já definida por você. 

Preço teto

Nesse método, você pesquisa o preço máximo pelo qual seus clientes estariam dispostos a pagar. Ou seja, é possível ajustar o preço para aumentar lucro e reduzir custos.

Percepção de valor

Um método que busca remunerar por todas as ações executadas para agregar valor ao produto: insumos de qualidade, técnicas modernas de produção, benefícios oferecidos, etc. 

Também leva em conta serviços adicionais, descontos e outras variáveis. 

Você, portanto, pode escolher entre esses 3 modelos de precificação e contar também com um sistema de gestão de preços automatizado, por exemplo, o StorePet

Desse modo, pode registrar os preços no sistema e controlar a precificação de forma mais fácil e rápida!

Essas dicas foram úteis para você? Continue acompanhando as novidades em nosso blog e siga nossos perfis nas redes sociais!

Veja mais artigos como esse

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp